top of page
  • Marcos Nogueira

Speculoos: melhor que Nutella e moleza de fazer (receita + VÍDEO)


Se você gosta de Nutella, vai amar o speculoos.

Essa coisa de nome estranho é uma pasta doce, com gosto de canela e caramelo, inventada na Bélgica. Um negócio absolutamente viciante. É que é muito fácil de se fazer em casa.

Na verdade, a história é um pouquinho mais complicada.

Speculoos (ou speculaas ou ainda spekulaas; spekulatius em alemão) é um biscoito natalino tradicional na Bélgica, na Holanda e em algumas partes da Alemanha. É feito com canela, gengibre, noz-moscada e outras especiarias. Reza a lenda que os operários dessas regiões levavam para o serviço um sanduíche de speculoos e manteiga: lá pela hora de comer, a coisa já havia se transformado em uma maçaroca que se revelou deliciosa.

O fato é que, em 2007, a receita da pasta foi apresentada em um reality show belga de inventores. A coisa passou a ser industrializada (veja o pote da foto acima, que eu comprei no Sam’s Club por meros R$ 17) e virou febre não só nos países de origem, mas também nos Estados Unidos.

Dependendo de onde você mora, pode ser impossível achar a pasta de speculoos pronta. Por sorte, ela é muito fácil de ser feita em casa. A seguir, há um vídeo do processo completo e, no fim do post, a receita.

O que os belgas não entenderam, por falta de repertório culinário, é que eles inventaram um brigadeiro de biscoito. Para nós, brasileiros, é só ter isto em mente para a executar a receita com um braço amarrado nas costas.

A matéria-prima principal, o tal biscoito, é vendida no supermercado Pão de Açúcar por R$ 6,99. É preciso ser atento: o nome speculoos não aparece na embalagem, somente a marca (Biscoff) e o fabricante (Lotus). De novo, é bem possível que você não consiga encontrá-la. E, de novo, esse é um problema de fácil solução: por sorte, o biscoito favorito do meu filho é uma receita muito parecida com o speculoos. A Mari, minha mulher, sempre faz. Todos os segredos do biscoito de gengibre estão no blog dela, O Caderno de Receitas.

Maaaaaasss... digamos que você tenha preguiça de assar biscoitos caseiros. Então simplesmente use bolachas maria ou maisena e acrescente uma dose extra de canela, um pouco de gengibre em pó e uma pitadinha de noz-moscada.

Enfim, a receita:

Ingredientes:

120 ml de leite 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 lasquinha de canela em pau (ou 1 pitada em pó) 170 g de biscoitos speculoos

ou

170 g de biscoitos caseiros de gengibre (receita aqui)

ou ainda

170 g de bolachas maria ou maisena + ½ colher (café) de canela ½ colher (café) de gengibre em pó e ½ colher (café) de noz-moscada ralada

4 colheres (sopa) de manteiga 1/2 colher (chá) de suco de limão 1 pitada de sal

Modo de fazer

  1. Aqueça o leite numa com a canela. Junte o açúcar e mexa até dissolver.

  2. Fora do fogo, junte os biscoitos grosseiramente picados. Espere até eles ficarem encharcados e moles.

  3. Retorne ao fogo e junte a manteiga. Quando ela derreter, use um mixer manual para transformar a mistura em pasta. Ainda batendo, junte o sal e o limão.

  4. Siga cozinhando até a pasta chegar à consistência de brigadeiro de colher (quando o fundo da panela aparece ao mexer).

  5. Transfira para o pote e leve à geladeira. Coma com biscoitos, torradas, pães, frutas, chocolate ou o que quiser.

Posts recentes
bottom of page