top of page
  • Marcos Nogueira

Fácil, rápido e delicioso: macarrão all'amatriciana


A cozinha romana (vá lá: de Roma e arredores) é de uma simplicidade fabulosa. Com três, quatro ingredientes você prepara pratos sensacionais em poucos minutos. A massa all'amatriciana, especialidade da cidade de Amatrice, é uma delas.

Um pequeno problema, que desaparece se você simplesmente não se lixar, é a chatice dos italianos. Um vai dizer que só pode usar guanciale, outro vai simular suicídio se você usar outro formato de massa que não os bucatini, um terceiro vai dizer que é pecado mortal usar cebola ou vinho branco. Cada italiano, cada casa italiana, cada vila, cada província, cada região é dona da fórmula perfeita de todas as coisas, o que significa que essas não existem. Nunca leve a sério demais quando um italiano disser que que você está errando tudo em algum prato. Pode ser que você não esteja fazendo da forma mais tradicional possível, mas e daí?

Para esta receita, eu normalmente sigo a tradição. Uso guanciale (papada de porco curada: a Cancian vende um produto bastante honesto) e bucatini, espaguete ou rigatoni. Desta vez resolvi fazer com uma pancetta que eu mesmo curei em casa (receita em breve) e uma massa caseira (idem). Você pode usar a massa que tiver em casa e até um bacon não exageradamente defumado (AMANHÃ tem receita de bacon caseiro). Lá vai:

Ingredientes (duas porções)

100 g de guanciale, pancetta ou bacon

1 cebola pequena ou 1/2 cebola grande, picada

Pimenta calabresa a gosto

1 lata de tomates pelados

1/2 pacote (250 g) de macarrão italiano

Queijo pecorino romano (ou parmesão ou uma mistura dos dois) ralado a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Corte o guanciale em pedaços pequenos. Em uma panela, leve ao fogo baixo até a gordura derreter e a carne ficar crocante (cuidado para não queimar). Reserve.

  2. Na gordura que ficou na panela, refogue a cebola com a pimenta calabresa.

  3. Adicione o tomate e suba um pouco o fogo. Ponha uma panela grande com água e sal para ferver.

  4. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a massa cozinha, devolva os pedaços de guanciale para a panela, para que eles fiquem quentes e crocantes.

  5. Quando a massa estive quase pronta (ainda meio dura), escorra e termine o cozimento na panela do molho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e queijo ralado.

Posts recentes
bottom of page