top of page
  • Marcos Nogueira

Bacalhau na brasa para a Páscoa (e um churrasco vegano para acompanhar)


Não sou católico praticante, tampouco vegetariano. Mas que mal há em comer um bacalhauzinho manêro na Semana Santa. A guarnição é vegana porque, ora pois, se comem legumes com bacalhau.

Para fugir da mesmice, sugiro que você faça um bacalhau na brasa. Não tem churrasqueira? Mora em apartamento? Sem problemas. Aprenda neste post a transformar uma frigideira de ferro em churrasqueira a carvão. Como o peixe não vai pingar gordura, você não precisa se preocupar com fumaça.

Bacalhau na brasa é algo que se encontra em quase todo restaurante de Portugal. No Brasil, por alguma razão que desconheço, não se acha tão facilmente.

Para grelhar o bacalhau (ou qualquer outro peixe) você vai precisar de uma grelha dupla como a da foto acima Se tentar fazer o bichão na grelha simples, é enorme o risco de grudar e desfazer toda a carne em lascas.

Fazer bacalhau já foi muito caro e muito chato. Hoje os preços estão contidos, e o produto já vem dessalgado e congelado, o que nos poupa do aborrecimento de demolhar o peixe salgado. Você pode optar pela moda antiga mas eu não recomendo.

Você vai reparar que a guarnição da foto lá em cima não é a mesma que aparece mais adiante. É que as duas coisas foram feitas em dias diferentes. Junto com o peixe, há uma guarnição de batatas, brócolis, tomate, azeitona e alho frito. É uma delícia. Mas, se você já está usando a churrasqueira, vale a pena aproveitar o calor do carvão para grelhar alguns legumes antes de fazer o peixe.

Enquanto espera a brasa chegar ao ponto ótimo para grelhar o bacalhau faça um churrasco vegano com cebolas, tomates, abobrinhas, pimentões, berinjelas ou quaisquer outros legumes (na foto, se não me falha a memória, há apenas cebola, tomate e pimentão verde). Vamos às receitas, que você encontra também no meu livro Cozinha Bruta, recém-lançado pela Editora Abril.

Bacalhau na brasa

Ingredientes (para duas pessoas)

500 g de bacalhau dessalgado e descongelado

Sal e pimenta a gosto

Óleo vegetal

Azeite de oliva extravirgem

Modo de fazer

  1. Acenda a churrasqueira.

  2. Remova todas as peles e espinhas do bacalhau. Afervente-o por 10 minutos.

  3. Besunte as postas com óleo para que elas não grudem na grelha Tempere com sal e pimenta.

  4. Grelhe por 10 minutos de cada lado ou até ficar bem chamuscado. Regue com muito azeite e sirva com legumes, arroz, batata ou sua guarnição preferida.

Parrillada de legumes

Ingredientes

2 pimentões vermelhos ou amarelos

2 cebolas roxas, cortadas pela metade

3 ou 4 tomates, dependendo do tamanho, cortados ao meio no sentido longitudinal

1 abobrinha italiana, fatiada no sentido longitudinal

1 berinjela média, fatiada no sentido longitudinal

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Suco de meio limão

Ervas frescas (tomilho, orégano, manjericão, manjerona) a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Aqueça a grelha. Ponha os pimentões para grelhar inteiros, virando-os até que toda a pele esteja queimada. Guarde-os em um saco plástico fechado (o vapor vai facilitar a retirada da casca).

  2. Grelhe as cebolas, deixando queimar um pouco, e transfira para uma vasilha grande

  3. Grelhe os tomates, com a pele voltada para baixo, até murchar. Transfira para a vasilha da cebola.

  4. Grelhe as fatias de abobrinha e de berinjela. Reserve na mesma vasilha dos outros legumes.

  5. Quando tudo estiver frio o bastante para manusear, separe as camadas da cebola; descasque, tire as sementes e fatie o pimentão; remova a pele dos tomates.

  6. Esprema o alho sobre a vasilha, junte o azeite, o suco de limão, as ervas o sal e a pimenta. Misture com a mão. Sirva em temperatura ambiente quando o churrasco estiver pronto

Posts recentes
bottom of page