Moqueca capixaba de tamboril

Ingredientes

 

Moqueca

 

600 g de peixe em postas (eu usei tamboril; os mais comuns são badejo ou robalo) – separe as aparas, como cabeça, cauda e barbatanas, para o pirão

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de sementes de urucum ou colorau

100 g de cebola picada

100 g de tomate picado

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de suco de limão

Sal, pimenta e coentro a gosto

 

Pirão

 

Aparas do peixe

1 colher (sopa) de óleo

1 tomate picado

1 cebola picada

Farinha de mandioca q.b.

Sal e coentro a gosto

 

Modo de fazer

 

 

  1. Se usar sementes de urucum, prepare a tintura. Aqueça o óleo em fogo baixo com as sementes, até que ele fique vermelho. Coe.

  2. Comece a preparar o pirão. Refogue a cebola e o tomate no óleo. Junte as aparas de peixe e cubra com água. Deixe ferver por pelo menos meia hora.

  3. Aqueça bem a panela da moqueca em fogo alto. Refogue rapidamente a cebola e o tomate na tintura de urucum (ou óleo e colorau). Coloque as postas de peixe, sem sobrepô-las, sal, azeite e suco de limão. Deixe ferver por 15 minutos.

  4. Enquanto isso, termine o pirão. Retire os ossos e barbatanas de peixe do caldo. Mexendo sempre, comece a acrescentar a farinha bem devagar, com uma "cascata" caindo do punho fechado sobre a panela – se cair muita farinha de uma vez, o pirão empelota. Quando obtiver uma mistura grudenta como cola, desligue o fogo.

  5. Jogue muito (mas muito mesmo) coentro sobre a moqueca e o pirão e sirva imediatamente, enquanto ainda borbulham, com arroz branco ao lado.

Veja também:

Receita da moqueca mais famosa do Brasil