Ingredientes (para duas porções)

 

4 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Flocos de pimenta calabresa e tomilho fresco a gosto

4 dentes de alho em fatias finas

2 porções de massa fresca caseira (receita aqui) ou 250 g de massa comprada pronta

10 camarões grandes, descascados e limpos

1 lula média cortada em anéis

8 vieiras médias fora da concha

Suco de 1/2 limão-siciliano

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de fazer

 

  1. Comece por preparar o alho. Coloque o azeite, o alho, o tomilho e a pimenta seca numa panela ou frigideira fria. Leve ao fogão na chama mais baixa possível e frite, mexendo de vez em quando, até amarelar. Desligue o fogo e espere o calor residual terminar de dourar o alho. Caso isto não aconteça, devolva ao fogo por um pouco mais de tempo, sempre de olho para não queimar. Transfira para um recipiente em que caibam os frutos do mar.

  2. Aqueça uma panela com água salgada para o macarrão e a frigideira onde for grelhar os mariscos. Tempere os frutos do mar com sal e pimenta-do-reino.

  3. Se estiver trabalhando com massa italiana seca (que demora mais de 10 minutos para cozinhar), jogue-a na água assim que ferver. Caso trabalhe com massa feita em casa (que fica pronta quase instantaneamente), cozinhe-a quando os frutos do mar estiverem grelhados.

  4. Usando papel-toalha, seque bem os frutos do mar antes de atirá-los à frigideira. Besunte-os com óleo de cozinha, para não grudar. Grelhe o camarão, a lula e a vieira separadamente, por poucos minutos de cada lado. A lula costuma ficar pronta mais rápido – não a cozinhe demais para não amargar uma textura borrachuda.

  5. Transfira cada batelada de frutos do mar prontos para a vasilha com o alho e o azeite. Tempere com o limão-siciliano e ajuste sal e pimenta-do-reino.

  6. Escorra o macarrão e misture-o com os mariscos temperados na frigideira usada para grelhá-los. Refogue tudo junto em fogo alto por um ou dois minutos, depois sirva com salsinha por cima. 

Tagliatelle com frutos do mar