top of page
  • Marcos Nogueira

Como fazer lámen em casa: a massa


Grandes mudanças estão por vir para este blog nos próximos dias. Nada será como antes. Mas primeiro devo terminar o trabalho iniciado. E cumprir a promessa de entregar a série de quatro posts sobre lámen caseiro.

Hoje o assunto é a massa o lámen em si. Quem mora perto do bairro paulistano da Liberdade pode se dar ao luxo de comprar o macarrão em lojas especializadas. Mas e o resto de nós?

O macarrão lámen leva um composto alcalino chamado kansui (carbonatos de sódio e de potássio), que lhe altera a consistência, deixando-o firme e meio gelatinoso. Já procurei por todo lado e nunca encontrei essa coisa. O blog americano Serious Eats apareceu com a solução: bicarbonato de sódio.

Você deve cozinhar espaguete comum em uma solução de 1 colher (sopa) de bicarbonato por litro de água. Mais do que isso, a massa pega um gosto meio ruim. Tome cuidado para não fazer a maior meleca: o bicarbonato faz muita espuma na água fervente, então não encha a panela.

Cozinhe o macarrão segundo as instruções da embalagem e no fim – surpresa! – você terá uma massa com consistência bastante parecida com a do lámen.

Posts recentes
bottom of page