top of page
  • Marcos Nogueira

Entre sem medo


Pizza caseira de calabresa: melhor que delivery

Sossegue, relaxe. Aqui não tem brutalidade.

O nome deste site diz respeito a uma de minhas obsessões na cozinha: a de trabalhar com materiais brutos, de lapidar ingredientes naturais até convertê-los em pratos (assim espero) bem-acabados.

Gosto de fazer eu mesmo coisas que os outros já compram prontas: pão, pizza, linguiça, bacon, macarrão, embutidos, molhos de pimenta, picles... Fica melhor do que o produto industrial? Na enorme maioria dos casos, sim. Não que eu seja um cozinheiro excepcional ou algo assim: o simples fato de trabalhar com uma lista de ingredientes sem a porcariada química usada na indústria já melhora o gosto da comida. A aparência nem sempre, porque não uso os corantes, estabilizantes e todos os “antes” que deixam a comida pronta com a cara que você se acostumou a ver.

Fabricar a própria comida se tornou um passatempo como o modelismo, a filatelia ou – comparação mais fácil de entender – a produção de cerveja caseira. Para começar a fazer linguiça, por exemplo, eu precisei pesquisar muita coisa antes: o equipamento necessário, o material, as receitas. Em seguida, foi necessário comprar coisas que eu nunca pensei em possuir e aprender a manipulá-las. Graças à linguiça, hoje eu sou o feliz proprietário de dezenas de metros de tripa de porco seca, guardados na minha geladeira.

Acho que assustei você. Calma, o site não vai ter só esse tipo de coisa. Vou publicar também receitas, digamos, normais. Coisa testadas e aprovadas por minhas cobaias – em especial a Mariana, minha companheira de vida, que também usa a casa como laboratório culinário para o blog O Caderno de Receitas. O Pedro, nosso filho, não sabe no que está metido.

A "cozinha bruta" também é uma brincadeira, digamos, com a rusticidade deste cozinheiro e dos pratos que eu gosto de preparar. Não sou chef, não sou profissional da cozinha, não faço pratos bonitinhos como os de restaurante. Às vezes dou sorte de fazer uma comida bonita, mas não sei cortar a batata em pedaços idênticos, esconder as extremidades do espaguete, esse tipo de coisa.

Vou postar ainda tudo o que eu considerar interessante sobre comida e bebida: receitas, notícias, curiosidades e dicas de lugares para comer, beber e comprar coisas relacionadas a esse Universo. Pretendo também fuçar por aí para mostrar como os bons produtores trabalham o alimento que chega até você.

Cozinha, para mim, é diversão e lazer. Espero que você se divirta também.

Posts recentes
bottom of page