top of page
  • Marcos Nogueira

Feios, brutos e indispensáveis


Quase sempre que um blog culinário indica equipamentos de cozinha, são máquinas maravilhosas, lindas e de alta tecnologia – com cifras igualmente altas na etiqueta de preço. Não que eu não goste esses gadgets. Eu os adoro e vou escrever sobre eles quando algum me chamar a atenção, mas existe um tipo de equipamento absolutamente necessário que é relegado ao esquecimento no mundo purpurinado da internet: os utensílios básicos, feios e sem glamour, sem os quais um cozinheiro pasta para trabalhar. Já falei da frigideira de ferro em um post anterior, vou falar de mais alguns agora.

Essenciais

Facas

Você não precisa comprar a lâmina feita com a liga metálica mais preciosa do mundo por um cuteleiro recluso que vive nos Alpes austríacos. Basta ter uma faca de corte decente, cuidar dela e mantê-la afiada o bastante para fatiar um tomate pelo lado da pele. Isso vai facilitar sua vida e evitar acidentes – não são as facas afiadas que decepam dedos, são as facas cegas.

Tábua de cortar

Tenha uma boa tábua de material sintético ou madeira porque cortar diretamente sobre a pedra da pia ou prato vai estragar suas facas.

Afiador

Não invista em nada caro ou tecnológico. Fique com uma chaira, instrumento que parece um espeto com ranhuras de lixa. Mantenha o fio da faca deslizando-o pela chaira num ângulo de cerca de 15 ⁰, dos dois lados da lâmina, da base até a ponta.

Panelas de fundo grosso

Deixe para lá as panelas vagabundas de alumínio. Gaste um pouco mais em utensílios pesados de inox com fundo triplo ou ferro esmaltado. Eles aquecem mais uniformemente e mantêm o calor por mais tempo. Quando passar para o nível avançado, cogite uma panela de barro capixaba.

Panela de pressão

Segredo das cozinheiras das antigas para administrar o tempo quando é preciso amaciar um corte duro de carne. Existem modelos lindos e caríssimos como o da foto acima, mas você se vira muito bem com algo bem mais básico.

Frigideira de ferro fundido

Como eu disse em post anterior, ela é fundamental para fazer um bom bife ou hambúrguer. Minha mulher (que ela não me leia) me deu uma linda da Le Creuset, mas eu uso mais a baratinha da Tramontina.

Pinça longa

Como um cozinheiro trabalha com temperaturas alta, às vezes altíssimas, sempre é bom tomar cuidado para não se queimar. Churrasqueiros sabem disso. Assim, tenha à mão uma pinça longa de churrasco para manter distância segura quando for mexer em alimentos na frigideira de ferro.

Espátula de metal

Essenciais para tirar hambúrgueres da chapa ou frigideira. Uma espátula de plástico irá derreter – e você precisará chamar pizza.

Termômetro e balança

Estes dois não costumam aparecer muito nas cozinhas domésticas, porém são imprescindíveis para algumas receitas que exigem precisão de quantidades ou de temperatura. A faixa de preços varia muito: você pode se virar muito bem com algo barato.

Posts recentes
bottom of page