top of page
  • Marcos Nogueira

Para preparar ovos mexidos cremosos


Ovos mexidos eram algo que, até certa altura da vida, eu só havia comido no bufê de café da manhã de alguns hotéis. Então eu achava natural que eles sempre parecessem uma maçaroca ressecada de tiras de omelete. Nunca gostei muito, mas comia quando não tinha nada melhor – algo nada raro em bufês de hotel. (Abaixo, uma amostra do que encontrei anos atrás em um hotel no Arpoador, Rio de Janeiro.)

Até que um dia provei os ovos da pousada de um casal de amigos (ele americano, ela brasileira) em Paraty. Eram úmidos, cremosos, fantásticos.

Desde então passei a perseguir a fórmula dos ovos mexidos perfeitos (isto não é post repetido: para saber de ovos cozidos perfeitos, clique aqui). Doses extras de umidade e gordura – manteiga, queijo, leite, creme de leite –ajudam muito, porém o essencial é paciência. Você precisa cozinhar devagar, em fogo muito baixo, mexendo sempre. E adicionar os ovos na frigideira ainda fria: se jogá-los sobre o metal quente, a superfície que estiver em contato com a frigideira vai cozinhar rápido demais, ressecando ou até queimando. Então vamos à receita, que é bem tranquila.

Ingredientes (rende 2 porções)

3 ovos

1 boa colherada de manteiga ou azeite

2 colheres (sopa) de queijo – parmesão, gruyére ou outro queijo forte – ralado 1 colher (sopa) de leite ou creme de leite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos e acrescente o queijo e o leite.

Coloque essa mistura em uma frigideira antiaderente fria. Adicione a manteiga e ligue o fogo bem baixo. Mexa sem parar com uma espátula de madeira ou de silicone. Vai demorar alguns minutos até que o ovo comece a grudar no fundo da frigideira. A partir desse ponto, a mistura cozinha muito rápido: vá removendo o que pega no fundo e misturando tudo até que os ovos fiquem cremosos.

Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta, transfira para um recipiente frio (para cessar o cozimento) e coma imediatamente com pão ou torradas, bacon (receita de bacon caseiro aqui), salmão defumado, caviar e o que lhe der na veneta.

Posts recentes
bottom of page