• Marcos Nogueira

Os 5 segredos para a pizza caseira perfeita (I): os ingredientes


É óbvio, mas sempre vale repetir. Não dá para fazer pizza boa – nem qualquer outra comida – com ingredientes ruins. Fica mais caro usar produtos de primeira linha, é certo. Só que a diferença no resultado é enorme. E eu não quero ter um trabalho desgraçado para chegar a um resultado meia-boa. Tire o escorpião do bolso.

Na massa, dê preferência à farinha italiana do tipo doppio zero (00). Caputo é a marca mais conhecida, mas existem várias outras à venda no Brasil. Não se trata de frescura ou esnobismo: essa farinha tem um teor mais elevado de glúten, o que é condição necessária para a elasticidade da massa – e, consequentemente, para a sua textura depois de assada. Explico melhor no post sobre a massa. Farinha nacional está vetada? Não, mas a pizza vai ficar com outra consistência, não necessariamente ruim. Trabalhamos com o que temos à mão.

Para o molho, só use tomates frescos quando eles estivem no ponto perfeito de maturação: vermelhos e doces, com pouca água. Em qualquer outra situação, use tomates enlatados. É o que os italianos fazem.

Quanto aos queijos e outros badulaques que vão por cima da pizza, aguarde o post que trata especificamente da cobertura.

Veja também:

Como fazer em casa uma pizza perfeita – com um maçarico de solda e uma frigideira

Os 5 segredos da pizza caseira perfeita (II): a massa

Os 5 segredos da pizza caseira perfeita (III): o molho

Os 5 segredos da pizza caseira perfeita (IV): a cobertura

Os 5 segredos da pizza caseira perfeita (V): maçarico e frigideira

Receita: Massa para pizza

Receita: Pizza margherita ao maçarico

Posts recentes

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com