top of page
  • Marcos Nogueira

Como fazer pão fresco em casa todas as manhãs: é rápido e fácil


Ao trabalhar em minhas pesquisas de pizza caseira, produzi uma quantidade monumental de massa. Nem eu aguento comer pizza em todas as refeições, então pus a cachola para procurar um ou outro meio alternativo de usar toda aquela massa.

Uma solução bacana para aproveitar a massa de pizza é fazer pão pita – que no Brasil se conhece por pão sírio ou pão árabe, mas que também é popular na Grécia e na Turquia, entre outros países. Tanto a comida quanto os nomes – "pita" e "pizza" soam quase idênticos – têm origem em comum. A pizza é um pão pita sobre o qual, um dia, um italiano resolver colocar um pouco de molho de tomate.

Minha receita de pão pita não é autêntica. Se fosse buscar autenticidade, teria que preparar mais massa, e meu objetivo era exatamente o oposto. Fica mais próxima de algum tipo de flatbread, pão chato chato que você prepara na hora de comer. Aliás, isso é uma coisa fantástica de se ter massa fermentada na geladeira: você pode fazer seu próprio pão em poucos minutos todas as manhãs.

Com a massa-base pronta (ela dura até uma semana sob refrigeração), o procedimento é um pouco diferente do usado na pizza – é mais fácil e não requer maçarico, hehe. Você abre a massa com o rolo (não buscamos elasticidade aqui, mas algo bem fino que esteja totalmente cozido em tempo recorde) e joga o disco sobre a frigideira super aquecida. Quando se formarem bolhas na superfície, vire o pão e grelhe o outro lado.

Quanto ao babaganuche (pasta de berinjela e tahine), fiz para explorar as possibilidades do maçarico. A pasta tem um gosto intenso, quase defumado, que vem da exposição da berinjela ao calor direto. Mas você não precisa do maçarico: pode queimar a beriunjela na chama do fogão o mesmo grelhá-la na frigideira de ferro. Sem mais demora, `sas receitas.

Pão pita

Ingrediente

Aqueça por dez minutos uma frigideira de ferro, no fogo alto. Sobre uma superfície enfarinhada, abra uma bola de massa com um rolo até obter um disco fino. Grelhe na frigideira um lado de cada vez. É muito rápido, tome cuidado para não queimar demais. Retire e repita o procedimento com a massa restante.

Babaganuche

Ingredientes

1 berinjela grande ou duas pequenas

1 dente de alho espremido

Suco de 1/2 limão

1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim árabe, encontrada em empório típicos e alguns supermercados)

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Sal a gosto

Modo de fazer

  1. Queime a berinjela de todos os lados. Independente do método (maçarico, chama de fogão ou frigideira), cuide para que a pele mude toda de cor e a berinjela murche por igual. Espere esfriar um pouco e reserve em um saco plástico fechado.

  2. Depois de uma hora, mais ou menos, tire a berinjela do saco. A umidade que ela soltou ajuda a desprender a casa. Descasque-a totalmente e pique ou processe a polpa (eu prefeito o babaganuche pedaçudo).

  3. Misture os ingredientes restantes. Guarde na geladeira em recipiente fechado. Coma frio com pão pita.

Posts recentes
bottom of page