• Marcos Nogueira

Muito mais que um ovo frito: aprenda a fazer


Eu sempre me surpreendo com o sucesso das fotos de ovo que eu posto no Instagram. Muito maior do que pratos complexos como, digamos, porchetta. Quando reflito melhor a ficha: existe comida mais gostosa?

Ontem eu publiquei a foto acima.

Eu estava em um estúdio fotográfico, participando da produção das imagens de uma edição especial da revista Superinteressante – que eu e a Mariana Weber (minha mulher, sócia e titular do blog O Caderno de Receitas) estamos escrevendo. Ainda não posso dizer o tema, apenas que é sobre comida. Comida boa.

Entre uma foto e outra, resolvi brincar na cozinha. Tinha um monte de ingredientes à mão e fui testar um truque que eu aprendi na internet. Fazer um ovo com a clara temperada.

De tão simples que é, não vale nem redigir uma receita. Você coloca a gema e a clara em ingredientes separados. Então adiciona o que quiser. Aqui, eu usei manjericão, salsinha, queijo mussarela e pimenta-do-reino. Daí você coloca a clara temperada na frigideira com gordura quente e, com muito cuidado, acomoda a gema sobre ela – fazendo parecer que o ovo nunca foi "desmontado".

Apesar de ridiculamente fácil, é um excelente truque para pessoas que, como eu, costumam achar que o ovo deveria ter duas gemas e nenhuma clara.

Posts recentes