• Marcos Nogueira

Picadinho zás-trás (VÍDEO)


Picadinho é daquelas receitas que têm mil versões. Pode ser feito com cubos grandes de acém, batata e cenoura que cozinham por horas. Mas também pode ser um refogadinho de carne moída, tipo recheio de pastel, com azeitona e ovo cozido. Eu gosto de picar a carne bem fininha na faca – dica: fica muito mais fácil se ela estiver quase congelada – e refogar rapidamente com tomate, cebola e os legumes que eu tiver à mão. A função do picadinho, além de alimentar, é desovar as coisas que estão encalhadas na geladeira. O rendimento do prato depende muito da quantidade de acompanhamentos.

No vídeo acima, usei carne crua fresca – filé mignon, porque estava a R$ 29,99 o quilo no Pão de Açúcar. Mas você pode usar sem medo cortes mais baratos (ao picar bem fininho, a faca rompe as fibras que deixam a carne dura) ou até sobras de churrasco. Aliás, o sabor tostado do churrasco deixa o picadinho ainda melhor.

A receita tem dois segredos: deixar tudo preparado (cortado e porcionado) de antemão e aquecer muito bem a frigideira antes de começar. Ah, sim, a frigideira deve ser de ferro. A parte de picar é meio monótona, mas a partir do momento em que você começa a jogar as coisas na frigideira, o trabalho flui numa velocidade insana.

Como eu disse, você pode usar o tempero e os legumes que preferir. Abaixo, minha sugestão de receita. Importante: como eu usei bacon, shoyu, missô e azeitona em conserva (todos ingredientes com alto teor de sódio), não adicionei sal. Ajuste esse tempero se for preciso.

Ingredientes (6 pessoas)

200 g de bacon picado

500 g de carne magra picada

1 cebola picada 2 dentes de alho picados

2 tomates maduros processados

1 xícara de saquê

1 colher (sopa) de missô

2 colheres (sopa) de shoyu

1 xícara de milho verde cozido

1 xícara de azeitona verde picada

Cebolinha verde picada (a gosto)

Modo de fazer

  1. Misture o saquê e o shoyu. Dissolva o miss^p nesse líquido.

  2. Aqueça a frigideira por 10 minutos em fogo alto. Adicione o bacon e o refogue na própria gordura, que vai derreter.

  3. Junte a carne e refogue até secar a água. Adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o tomate, a mistura de saquê, o milho e a azeitona.

  4. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Sirva com suas guarnições favoritas.

Posts recentes

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com